terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dialeto de nossa região

 "Dialeto de nossa região"
Obs: todas as frases devem ser ditas de forma cantada.
Puts Grilo!
Interjeição de surpresa


É intao!
confirmação


Aláe, aláe!
"Olhe lá, olhe lá!"


Maenga…
 Interjeição de pena/dó


"Crendioroso!", "Crendiospai!" Interjeição caiçara para surpresas desagradáveis..existia até um jornal escolar com este nome!!

"Meu cipó da manditinga!"
Expressão de exclamação


"Meu cepilho!", "Fiapo do miúdo!!!"
Interjeição caiçara de espanto/admiração


"Meu cepilho do ganguelo!!"
Variação de "Meu cepilho" "Meu Senhorrr do Bom Jesus de Iguape!"

Sinônimo de "Meu cepilho" "Meu bôônnngêêê…!!", "Uhuu Pitoco da Bitela!"
Outros sinônimos de "Meu cepilho"
"Fraaaco…"

Outro sinônimo de "Meu cepilho"
"Fraaaco…", "Poco Torrado!"

"Nooossa… tá muito bêbado"
"Uhmmm…té parece memo!!"
Interjeição expressando que alguém duvida de um fato

"Hummmmm, que disquê, poco metidinho você hein…"
Expressão caiçara de rejeição
"Hu hu huuuuuu, ah pois osque, quantos pau cê pagou nessa bicicreta?" Caiçara registrado entusiasmado com a bicicleta

Corre mais devagar que tá me dando "Dor de Perê"
"Dor de perê" é dor na lateral da barriga

Maria está na cozinha "Consertando Pêxe"! Limpando, preparando o peixe

Maria está na cozinha "Temperando o café"!
Adoçando o café


"Me vê 10 médias!"
É como se pedem 10 pães franceses e não 10 cafés com leite


"Néh ke éh!!" Afirmação, pedido de confirmação

"DISKÊ!!" Um jeito local para afirmar.. as vezes duvidar ou usado também para comparar. O pior jeito é a tiração de sarro caiçara An an anHH DISKÊ!??

"U sôr num gosta deu"
"O professor não gosta de mim". Muito utilizada por jovens caiçaras locais quando tiram notas abaixo da média (frase geralmente utilizada pelo professor Itsuro como frase de "incentivo" ao estudo).


"Nunca se viuuu!"

Algo impossível de ocorrer

"Agora azedô o pé do frango!!!!!"
"Agora fudeu!"

"Vamo caçá jabuticaba!!!!!"
Significa subir no pé e colher jabuticaba!


"Aaaah poisoquê!!!!!!"
Usado quando discorda de algo dito


Eu tenho MEDO! Regina Duarte sobre o "maior Registro" do estado de São Paulo

Hu hu hum, se fosse bom não tava aqui!
Qualquer morador falado de qualquer coisa ou pessoa, pois se está em Registro, não presta.

Poisoque, roba poco!
Registrense falando sobre qualquer um que tenha algo legal, pois se é legal, só pode ser roubado, nunca conquistado


Vije! Bateu com as 10! Alguém que morreu
 
 

Nenhum comentário: