A partir do descobrimento do Brasil os portugueses trouxeram várias tradições da cultura europeia para cá, como as festas juninas. Porém no período pré-gregoriano já existia uma festa pagã que comemorava a fertilidade das terras e a colheita que ocorriam na época do solstício de verão que coincide com a metade do ano.
Com o advindo de Jesus e a igreja cristã, a festa passou a comemorar o nascimento de São João Batista, considerado um santo festeiro, assim elas eram conhecidas como festas joaninas para homenagear o santo que batizava as pessoas.
Não demorou e se transformou em uma festa com um cunho católico, na qual é comemorado os dias dos outros santos do mês de junho, que são Santo Antônio no dia 13 de junho, São Pedro no dia 29 de junho e o próprio São João no dia 24 de junho.
origem-festas-juninas
No Brasil, a festa junina se enraizou na tradição dos habitantes, pois ela se parecia com os rituais dos negros e dos índios que passaram a fazer com que ela ficasse mais forte na cultura, difundido-a por todos os estados do país, mas principalmente no nordeste, onde acontecem a realização de grandes festas, com quadrilhas envolvendo centenas de pessoas nas quais se ganham até prêmios.
Mas nos dias de hoje a festa junina já é comemorada em todos os estados brasileiros, com grande participação e cada ano esta tradição cresce ainda mais.
As festas juninas ocorrem durante todo o mês de junho, sendo que várias outras tradições foram sendo incorporadas à festa, como as comidas típicas, fogueira, fogos de artifício e muitos outros. O que vem desde o início é a alegria dos participantes e esta não muda nunca, as festas juninas são muito alegres e o importante é isto, que todos possam se divertir e aproveitas as festanças desta época do ano.