quinta-feira, 2 de maio de 2013

Foto de garota apontando arma para um bebê é polêmica na web (Mentira da Net)

Mais uma mentira da Net
Será que a foto que mostra uma moça apontando uma arma para uma criança é verdadeira ou falsa? O E-farsas analisa a imagem e te explica o que descobriu!
A imagem abaixo apareceu no Facebook aqui no Brasil em agosto de 2012, mas há outras postagens mais antigas, e em espanhol. Nela podemos ver uma garota apontando uma arma para um indefeso bebê:


Garota apontando uma arma para uma criança! farsa

Em outra versão, a imagem vem acompanhada de uma segunda foto, mostrando a mesma pose, mas a moça aparece sem a arma:


Garota sem a arma! (reprodução)

E ainda, em uma terceira versão, a moça está com um pequeno pássaro na mão:


Em outra versão, garota estaria segurando um periquito!
Qual das fotos é a verdadeira?

Apesar de encontrar pouca informação a respeito dessa foto, nossas buscas nos levam a crer que ela teve origem na Venezuela. Postagens como essa, em espanhol no La Patilla, datam de fevereiro de 2012.

Analisando as imagens, dá para perceber que a foto que mostra a garota sem a arma é a montagem! A original é a que mostra a mão segurando a pistola.


Garota com a arma na mão: Comparando as duas versões!


A foto com o passarinho


A imagem da garota segurando um pássaro também é falsa! O periquito foi tirado de uma fotografia desse site de pássaros. Quem produziu a montagem inverteu a posição do bicho e colou no dedo da moça.


Garota com segurando um pássaro. Montagem!



Não vamos julgar aqui na nossa pesquisa se o ato da moça, ao apontar uma arma para uma criança, é correto ou não. Pode ser que arma seja de brinquedo, pode ser que não… A ideia do E-farsas é, como sempre, apenas tentar descobrir se o que aparece na internet é verdadeiro ou falso. Mas nada impede que você deixe a sua opinião a respeito nos comentários no final dessa página.

Fonte Efarsas

Nenhum comentário: